sexta-feira, 1 de junho de 2012

Uma das possibilidades de construção de esculturas de concreto é através de fôrma perdida.
Tudo começa na construção do original em argila, logo após tira um molde de gesso (este molde deve ser dividido em algumas partes, pelo menos duas), é o que chamamos molde perdido (argila e gesso trabalham bem juntos), pois provavelmente você não se preocupará que tudo no molde tenha "saída", então conforme você tira o original (seu modelo) do molde, a argila vai quebrando.
Depois o molde deve ser limpo, fechado e preenchido com cimento (cimento e gesso também trabalham muito bem juntos). A mistura do cimento é mais forte que a utilizada em construção, podendo chegar em até 1 de cimento para 1 de areia. Recomendo utilizar o mínimo de agua possível e bater, vibrar a forma para o cimento acentar.
Depois de seco, a fôma de gesso deve ser quebrada (por isso o nome fôrma perdida)
A peça de cimento ainda deverá ter um acabamento,podendo ser utilizada uma nata de cimento = cimento + cola branca, e por último um verniz, existem vernizes especiais para cimento em lojas de construção.
O resultado final fica lindo, é uma excelente forma de finalizar uma escultura com custos muito baixos e inclusive é uma obra que pode ficar no tempo, como um jardim por exemplo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;